segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Luz, câmera, sistema penal! (documentários)

Foi-se o tempo em que o direito criminal era assunto apenas para os juristas. Ainda bem! 
Bons cineastas têm tratado do tema em documentários que mostram a realidade nua e crua do sistema penal brasileiro, que vai muito além do que é dito nos livros e compêndios.
Fiz abaixo uma lista com 04 excelentes documentários, todos brasileiros, que valem a pena serem assistidos:

1-) O prisioneiro da grade de ferro
(2004, Dirigido por Paulo Sacramento) 
Documentário, filmado pelos próprios detentos, que mostra a rotina dos presos no Carandiru um ano antes de ele ser demolido. Interessante para quem ainda acha que prisão é a solução e também para aqueles que querem ter uma ideia de como era por dentro o maior presídio da América-latina.



2-) A casa dos mortos
(2009, dirigido por Débora Diniz)
"Que se reescrevam então os infernos de Dante Alighieri, mas aqui é a realidade manicomial", a frase dita no filme retrata o que ele descreve, a triste situação dos manicômios judiciais, que sentenciam a loucura a prisão perpétua.
Dirigido pela antropóloga Débora Diniz Débora Diniz,  retrata o dia-a-dia de um manicômio judiciário em Salvador.
* Já escrevemos sobre ele ano passado aqui 


3-) Juízo 
(2007, dirigido por Maria Augusta Ramos)
 Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares. Ideal para os que ainda acham que só diminuir a maioridade penal resolveria o problema.
As cenas finais de Juízo revelam as conseqüências de uma sociedade que recomenda "juízo" a seus filhos, mas não o pratica.

Disponível em http://filmespoliticos.blogspot.com/2010/07/juizo-maria-augusta-ramos-2007.html

4-) Justiça
(2004, Dirigido por Maria Augusta Ramos)
Este documentário retrata de forma particular, a rotina do Judiciário e do sistema prisional brasileiro, que, através de imagens imperativas, revelam ao telespectador o retrato frio e cruel da realidade carcerária e processual do nosso sistema penal. Ideal para os que ainda não militaram na área penal conhecerem um pouco mais das agruras pelas quais nós advogados passamos nos corredores dos fóruns.



Juntando os 04 documentários dá pra se ter uma ideia do sistema como um todo: 
"Juízo" para mostrar os infratores menores de 18 anos, "Justiça" para mostrá-los depois da maioridade e "O prisioneiro da grade de ferro" e "A casa dos mortos" para mostrarem o que acontece a eles depois de julgados.

O pior é que é tudo verdade.

Um comentário:

  1. Mandou bem, Luiz. Muito boa iniciativa de reuni-los e disponibilizar o link de acesso.

    ResponderExcluir